Saturday, November 05, 2005

QUEM É O SEU AMANTE???

Por (Dr. Jorge Bucay - Psicólogo)


Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.
Geralmente são essas últimas as que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia,apatia, pessimismo, crises de choro ou as mais diversas dores.
Elas contam me que as suas vidas passam de uma forma monótona
e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar o seu tempo livre.

Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já entretanto visitaram outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "Depressão", além da inevitável receita do antidepressivo do momento. Assim, após escutá-las atentamente, eu digo-lhes que elas não precisam denenhum antidepressivo; digo-lhes que elas precisam de um Amante! É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem o meu conselho.Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!" Há também as que, chocadas e escandalizadas, despedem-se e não voltam nunca mais. Àquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:
Amante é "aquilo que nos apaixona". É o que toma conta do nosso pensamento antes de dormir e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso Amante é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso amante no nosso parceiro, outras, em alguém que não é o nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no desporto, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predilecto...
Enfim, é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir levando". E o que é "ir levando"? Ir levando é ter medo de viver.
É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos,tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionada cada ruga nova que o espelho mostra, é aborrecer-se com o calor ou com o frio, com a humidade, com o sol ou com a chuva.
Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo contentar-se com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã. Por favor, não se contente com "ir levando"; procure um amante, seja também um amante e um protagonista da Sua Vida... Acredite: o trágico não é morrer; afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver; por isso, e sem mais delongas, procure um amante... A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendente: "PARA SE ESTAR SATISFEITO, ACTIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA!

4 Comments:

Anonymous Marta said...

É verdade! Acima de tudo - é preciso namorar a vida... e isso muitas vezes não fazemos...só nos lamentamos...

1:05 AM  
Anonymous sophia said...

um abracinho luz douradinha do Sol da vida!!!

6:20 AM  
Anonymous Susi Anéris said...

Amo tudo do que sou amante, tudo o que faço, o que tenho, as pessoas que conheço, às que não conheço, amo até as idéias, os desejos, mesmo àqueles que não se concretizam. Amo até a saudades, afinal ela é nada mais do que lembranças de bons momentos... Susi

8:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... online dance choreography cellulite cures cranberry Antispam et spywares dance songs mother and son Subaru impreza owner's manual 1998 over 50 fitness ballroom dancing jokes 2006 acura rsx pics Jogging vs bike riding memphis casinos Jvc minidv tapes Signs breast cancer penis erection in pussy aficio 2027 fax garbage

6:08 AM  

Post a Comment

<< Home