Origem do Carnaval Brasileiro...
Como começou...
"Ao contrário do que se imagina, a origem do carnaval brasileiro é totalmente européia. A comemoração carnavalesca data do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, que contribuíram de forma definitiva para o seu desenvolvimento e originalidade.
Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma.
No entanto, as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera.
Com o advento da Era Cristã e a supremacia da Igreja Católica, passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.
Tanto em Portugal, como no Brasil, o Carnaval não se assemelhava de forma alguma aos festejos da Itália Renascentista; era uma brincadeira de rua muitas vezes violenta, onde se cometia todo tipo de abusos e atrocidades. Era comum os escravos molharem-se uns aos outros, usando ovos, farinha de trigo, farinha, cal, goma , laranja podre, restos de comida, enquanto as famílias brancas divertiam-se nas suas casas derramando baldes de água suja nos que passavam, "num clima de quebra consentida de extrema rigidez da família patriarcal".
Foi esse Carnaval mais ou menos selvagem que desembarcou no Brasil com as primeiras caravelas portuguesas e os primeiros foliões.
Com o passar do tempo e devido a insistentes protestos, o entrudo civilizou-se, adquiriu maior graça e leveza, substituindo as substâncias nitidamente grosseiras por outras menos comprometedoras, como os limões de cheiro (pequenas esferas de cera cheias de água perfumada) ou como os frascos de borracha ou bisnagas cheias de vinho, vinagre ou groselha. Estas últimas foram as precursoras dos lança-perfumes introduzidos em 1885.
No tocante à música, tudo ainda era muito precário; o entrudo não possuía um ritmo ou melodia que o simbolizasse.
Apenas a partir da primeira metade do século XIX, com a chegada dos bailes de máscaras nos moldes europeus, foi quando se notou um desenvolvimento musical mais sofisticado..."
In"Antologia Musical Popular Brasileira"
Belíssimo Carnaval para todos!
8 Comments:
Oi meu anjo de luz,
Gostei muito desta explicação sobre o Carnaval, é sempre bom saber como tudo começa e de onde vem.
Quero desejar-te um bom Carnaval.
Bjokas mil e xi - corações.
Pois é, os portugueses quando foram, levaram mesmo tudo, tradiçoes, carnavais e sobretudo fizeram os mulatos que são das raças mais lindas do mundo, sobretudo as mulatas.
Interessante ver como tudo começou. Hoje é mais africano e americano que europeu, acho eu que nunca lá estive, no Rio, a ver o desfile.
Pois é, os portugueses quando foram, levaram mesmo tudo, tradiçoes, carnavais e sobretudo fizeram os mulatos que são das raças mais lindas do mundo, sobretudo as mulatas.
Interessante ver como tudo começou. Hoje é mais africano e americano que europeu, acho eu que nunca lá estive, no Rio, a ver o desfile.
Bonito homenaje al carnaval nos regalas.
Saludos desde aquí al ladito mismo.
Volví a pasear por los caminos de tus letras...no funcionó tu Email.
Saludos.
Não lhe conhecia as origens. Já aprendi mais qualquer coisinha :)
Um beijo grande e continuação de boa semana *
Yole, é verdade, aquele email pifou!
Tenho k arranjar um outro. Vou tentar fazer isso rapidamente. Bjs
o email agora já está ok!
Post a Comment
<< Home